Segundo
alguns autores, a palavra “barroco” deriva da palavra “verruca” do latim, que
significa elevação de terreno em superfície lisa. Toda pedra preciosa que não
tinha forma arredondada era chamada de barrueca. Logo após, toda e qualquer
coisa que possuía forma bizarra, que fugia do normal, era chamada de baroque. O
poeta italiano Giosuè Carducci foi quem, em 1860, adjetivou o estilo da época
dos Seiscentos, referindo-se às manifestações artísticas ocorridas a partir do
ano de 1600, como sendo barroco. Então, apesar de não possuir características
unânimes em todas as obras, o barroco passou a ser a denominação dos artistas e
escritores da referida época.
A publicação, em 1601, do poema Prosopopéia, de Bento Teixeira,
marca o início da literatura barroca no Brasil.
Prosopopéia é um poema de 94 estrofes que exalta, de forma exacerbada, a figura de
Jorge de Albuquerque Coelho, segundo donatário da capitania de Pernambuco.
Influenciado por Camões, Bento Teixeira transcreve em seu poema Prosopopéia inúmeros trechos de Os Lusíadas, estabelecendo, desta forma, um vínculo estreito entre a literatura brasileira e a literatura portuguesa do período.
Influenciado por Camões, Bento Teixeira transcreve em seu poema Prosopopéia inúmeros trechos de Os Lusíadas, estabelecendo, desta forma, um vínculo estreito entre a literatura brasileira e a literatura portuguesa do período.
Em termos estilísticos, a
literatura barroca em linhas gerais dedicou um profundo cuidado à forma e ao
virtuosismo linguístico no intuito de maravilhar e convencer o leitor, o que
implicava o uso constante de figuras de linguagem e outros artifícios retóricos,
como a metáfora, a elipse, a antítese, o paradoxo e a hipérbole, com grande
atenção ao detalhe e à ornamentação como partes essenciais do discurso e como
formas de demonstrar erudição e bom gosto.
Temas frequentes
na Literatura Barroca
-
fugacidade da vida e instabilidade das coisas;
-
morte, expressão máxima da efemeridade das coisas;
-
concepção do tempo como agente da morte e da dissolução das coisas;
-
castigo, como decorrência do pecado;
-
arrependimento;
-
narração de cenas trágicas;
-
erotismo;
-
misticismo;
-
apelo à religião.
O homem se vê colocado entre o
céu e a terra, consciente de sua grandeza mas atormentado pela ideia de pecado
e, nesse dilema, busca a salvação de forma angustiada. Os sentimentos se
exaltam, as paixões não são mais controladas pela razão, e o desejo de exprimir
esses estados de alma vai se realizar por meio de antíteses, paradoxos e
interrogações. Essa oscilação que leva o homem do céu ao inferno, que mostra
sua dimensão carnal e espiritual, é uma das principais características da literatura
barroca
No Barroco brasileiro destacam-se os
autores: Padre Antônio Vieira com suas obras de profecias, cartas e sermões e
Gregório de Matos Guerra, essencialmente poético.
Evelyn Andressa
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