A Demanda do Santo Graal é uma das cantigas de cavalaria mais
conhecidas é. Santo Graal é um termo que designa o cálice que foi utilizado por
José de Arimatéia para colher o sangue de Jesus Cristo quando estava agonizando
na cruz. As novelas de cavalarias são muito remotas, até mesmo ao
cristianismo, o que fazia delas obras profanas(que não eram ligadas a
religião). São narrativas
literárias em capítulos que contam os grandes feitos de um herói (acompanhado
de seus cavaleiros), entremeados de célebres histórias de amor.
Tais histórias de amor não são melancólicas e platônicas
como o que aparece nas cantigas: o herói cultua a amada, mas não se contenta
apenas em vê-la; ele quer e é correspondido pela amada, que por ser casada (ou
religiosa: "casada com Cristo"), torna-se adúltera para concretizar o
seu amor; os obstáculos incentivam o herói na fase de conquista (o que é
proibido é mais gostoso), ao invés de torná-lo impotente como acontece nas
cantigas; a esse amor físico, adúltero, presente nas novelas e xácaras
medievais, dá-se o nome de AMOR CORTÊS, em que o casal central não tem final
feliz e é severamente punido pelo pecado cometido.
Nesses episódios eróticos são revelados até relacionamentos
homossexuais ( rei Arthur e Lancelott, Rei Ricardo Coração de Leão...)
Os heróis medievais não têm a força física exagerada dos
heróis da Antiguidade, mas são sempre jovens, belos e elegantes. Suas amadas
são sempre "as mais belas do reino". A maioria das novelas de
cavalaria portuguesas são traduções ou adaptações de novelas francesas ou
inglesas.
A Demanda do Santo Graal, até então de cunho nitidamente
pagão, cristianiza-se, passando seus principais símbolos (o Vaso, a Espada, o
Escudo, etc.) a assumir valor místico. Com isso, em vez de aventuras marcadas
por um realismo profano, tem-se a presença da ascese, traduzida no desprezo do
corpo e no culto da vida espiritual, e exercida como processo de experimentação
das forças físicas e morais de cada cavaleiro no sentido da Eucaristia, fim último
anelado por todos. A Demanda do Santo Graal constitui-se, por isso, numa novela
de cavalaria mística e simbólica. Os cavaleiros lutam por chegar à Comunhão
sobrenatural, mas só um,Galaaz, a alcança. Homem "escolhido", dotado
dum nome de ascendência bíblica (Galaad significa o "puro dos puros",
o próprio Messias), simboliza um novo Cristo, ou um Cristo sempre vivo, em
peregrinação mística pelo mundo. Próximos dele em grandeza física e moral,
situam-seBoorz e Perceval, e mais distantes, embora com seu quinhão de glória,
Lancelote, Tristão, Palamades, Erec, Galvão, Ivam, Estor, Morderet, Meraugis e
outros.
A respeito das histórias que giram em torno de Rei Arthur e
o Santo Graal, existem bons filmes, como esses, por exemplo:
Os Cavaleiros da Távola Redonda
Príncipe Valente
O Santo Graal
Rei Arthur
Coração de Dragão
As Brumas de Avalon
Excallibur
(Danielle Caetano)
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